Com o longo período de fechamento das escolas durante a pandemia da covid-19, o convívio entre crianças e adolescentes foi extremamente prejudicado. Agora, com a flexibilização e retorno gradual das atividades escolares, uma boa opção para socialização pode ser o acampamento ou colônia de férias.
Estudos da ABAE, Associação Brasileira de Acampamentos Educacionais, mostram entre os benefícios dessas atividades a melhoria da socialização entre crianças e jovens, aprimoramento das competências socioemocionais, controle das emoções, e resolução de conflitos de forma inteligente e pacífica. Tudo isso, atrelado ao cenário que estamos vivendo, torna a experiência ainda mais marcante e necessária. É o que explica Marília Rabello, gerente de um acampamento em Brotas.
“Eu penso que a experiência do acampamento agora é muito maior. As crianças estão muito mais carentes de espaço, de gente, de atividade, de brincar, sorrir, correr e se divertir. O acampamento sempre foi muito valioso na rotina das crianças, mas agora é ainda mais necessário”.
É claro que a participação nesse tipo de atividade deve acontecer com uma série de medidas e protocolos de segurança.
“Seguimos o distanciamento social, uso de máscaras, exigimos PCR negativo dos participantes, monitoramos a temperatura e temos uma equipe médica disponível para qualquer necessidade”.
A médica Andrea de Ávila Miranda Oliveira optou por inscrever a filha Luiza, de 15 anos, que já participa das atividades desde os 7 anos.
“Eu achei muito importante mandar a Luiza para o acampamento, pois as crianças sofreram muito com o acampamento. A escola é um local de convívio com outras crianças e aprendizado do convívio social, e os alunos perderam muito isso durante a pandemia. Por isso achei essencial que minha filha retomasse as atividades que fossem possíveis, como o acampamento”.
Ela conta que na hora de tomar a decisão, foi preciso listar os prós e contras.
“A decisão de mandar para o acampamento tinha muito mais prós do que contras. O local é amplo, com brincadeiras ao ar livre, respeita as regras e medidas sanitárias, então está tudo muito seguro ali”.
Os acampamentos de férias costumam ter temporadas nos meses de julho, dezembro e janeiro, quando acontecem as férias escolares regulares, e buscam proporcionar aos jovens o desenvolvimento do espírito de liderança, cooperação, respeito, senso de coletividade, responsabilidade e muito mais.