Infectologista aprova 2ª dose da Pfizer para grávidas

Foto: Reprodução

A decisão do governo de São Paulo de aplicar a vacina da Pfizer nas gestantes que tenham recebido a primeira dose da AstraZeneca foi aprovada pela doutora Raquel Stucchi, médica infectologista da Universidade Estadual de Campinas. Segundo ela, estudos reforçam que a medida é segura e eficaz.

Stucchi cita que o procedimento foi adotado em vários países e alcançou bons resultados contra internações, casos graves e mortes. Na comparação entre os nove meses de pandemia em 2020 e os cinco primeiros meses de 2021 no Brasil, por exemplo, a letalidade entre o público saiu de 7,4% para 15,6%.

“Então, as gestantes, sem dúvida nenhuma, precisam ser priorizadas na vacinação e devem receber essa imunização completa durante a gravidez. E nós hoje já temos segurança e tranquilidade para fazer, digamos assim, essa troca de laboratório: de AstraZeneca para a Pfizer”, opina a especialista.

Após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, a AstraZeneca foi suspensa em maio para gestantes de todo o País devido a uma “reação adversa”. Desde então, a orientação é que Coronavac ou Pfizer sejam oferecidas na primeira dose da imunização de grávidas.

Agora, com a decisão adotada pelo governo paulista para a segunda dose, a exemplo de outros estados e países, a infectologista entende que a proteção ao público deve reduzir os registros de complicações e óbitos, já que os dados de estudos e análises publicados em revistas são positivos.

“E esses dados vieram, principalmente, da Europa, onde muitas mulheres jovens receberam as doses sa AstraZeneca e depois os países desistiram da vacina. E aí decidiram complementar a imunização com a Pfizer. São estudos em revistas sérias que mostram uma proteção muito adequada”, completa.

De acordo com as informações do programa estadual de imunização, mais de 9 mil grávidas do estado de São Paulo tomaram a AstraZeneca como primeira dose. A indicação agora é que todas procurem os postos de vacinação na data marcada da segunda dose para receber a vacina da Pfizer.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

GM de Americana prende trio suspeito de aplicar golpes em caixas eletrônicos na região 

Polícia Civil apreende centenas de garrafas de bebidas em galpão em Sousas

Prefeitura de Indaiatuba alerta sobre loteamentos clandestinos em áreas rurais 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.