O número de casos de covid-19 registrados em Campinas por 100 mil habitantes apresentou queda nesta semana. Foi a primeira vez em que houve regressão desde o início da pandemia, nos primeiros meses do ano passado.
O secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, explica que a diminuição de internações permitiu que o município disponibilizasse leitos de UTI que antes eram exclusivos para tratamento da covid-19 para outras áreas da saúde. “Estamos com 21 leitos disponíveis de UTI. É um momento muito mais favorável que em março e abril”, disse.
Apesar da melhora no número de vagas nos hospitais, as mortes por covid-19 ainda estão em alta em Campinas. O secretário diz que dificilmente a cidade terá um dia sem nenhum óbito pela doença este ano. “Acredito que em setembro e outubro os números serão menores, mas só imagino pós-pandemia a partir de 2022”, afirmou.
Segundo Lair Zambon, Campinas deve ter toda a população vacinada ainda em 2021, mas ainda são necessárias 900 mil doses. Para este ano, o secretário descarta liberar a circulação de pessoas sem máscara na cidade.