O projeto do Trem Intercidades, que pretende ligar Campinas a São Paulo, passando por Jundiaí, já é discutido há pelo menos cinco anos, mas nunca saiu do papel. Nesta segunda-feira, dia 16, porém, uma audiência pública será realizada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos para que sejam apresentadas sugestões antes da licitação que vai iniciar as obras.
Desde 2018, o Governo do Estado analisa alternativas financeiras para viabilizar o projeto do trem de passageiros, que inicialmente pretende ter o trajeto de 100 quilômetros ligando Campinas à Capital, com estações em Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí, mas em outras fases chegar a Americana e ao Vale do Paraíba.
Orçado inicialmente em R$ 18 bilhões, o Trem Intercidades deve ter um custo maior por causa da alta do dólar.
A implantação do trem depende ainda da renovação antecipada do contrato com a empresa que opera o transporte de cargas na malha ferroviária federal, pois as linhas serão separadas para o serviço com passageiros.
O prazo de execução total do projeto é de sete anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do Trem Intercidades em quatro anos. A licitação está prevista para o ano que vem.