E-commerce cresce, mas vê frete e conexão como gargalos

Foto: divulgação/Autoban

O gasto atual 77% maior nas compras feitas pela internet em relação às lojas físicas em Campinas é uma amostra do aumento das vendas on-line no País. Mas para o economista e professor da PUC-Campinas, Izaías de Carvalho Borges, o e-commerce ainda tem o frete e a conexão como desafios.

Mesmo com a impulsão no digital por conta das restrições da pandemia e da confiança maior nos serviços de compra e entrega, pesquisas mostram que os altos valores pagos pelo serviço de entrega afastam muita gente da opção virtual. Além disso, a qualidade da conexão também deixa a desejar.

“As pessoas reclamam muito do custo do frete e a outra coisa é a qualidade da internet e das conexões. Então, na minha opinião, o Brasil tem um grande desafio aí: resolver essas questões para que o e-commerce seja, digamos, uma forma predominante de vendas de agora em diante”, defende.

Conforme a consultoria eConsultancy, no Brasil, cerca de 55% dos abandonos de carrinhos virtuais acontecem por causa do frete caro. Já o Speedtest Global Index, que mede a internet no mundo todo, classifica o nosso país como 83º no ranking de velocidade para mobile e 57º lugar para web.

Para os dois casos, segundo o economista da PUC, é necessário investimento público e privado para cobrir as distâncias continentais entre grandes centros e cidades e melhorara infraestrutura das comunicações no território nacional. No caso do frete, por exemplo, cita um paradoxo sobre o valor.

“Veja que coisa complicada: o consumidor percebe um frete caro, mas, ao mesmo tempo, vive com receio de uma greve dos caminhoneiros, que percebem um frete barato. Então, são valores que não agradam ninguém. E isso tem a ver com preço de combustível e segurança, por exemplo”, afirma.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.