Ouça ao vivo

Mais de 1 milhão não concluíram vacinação em SP

Foto: Danilo Braga

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo registra 1 milhão e 27 mil faltosos da vacina contra a Covid-19. São pessoas que ainda não compareceram aos postos de saúde para concluir a imunização.

O balanço contabiliza 715 mil pessoas que não tomaram a 2ª dose da Coronavac, 511 mil da Astrazeneca e pouco mais de 47 mil com relação a Pfizer. O Estado alerta e orienta que todas as pessoas precisam completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), metade da quantia total está concentrada na Grande São Paulo, que reúne mais de 20 milhões de habitantes.

Com esse número total é como se toda a população de Campinas não estivesse completamente vacinada. O município possui, segundo dados do IBGE, 1 milhão 204 mil 73 moradores.

O Estado informa que as prefeituras são responsáveis por buscar os moradores faltosos, mas o Governo de São Paulo colabora por meio de envio de mensagens SMS e e-mail para lembrar a data de agendamento da 2ª dose.

Para completar o esquema vacinal é preciso tomar as duas doses da Coronavac, com intervalo de 28 dias, ou da Astrazeneca e Pfizer, com período de 12 semanas entre a 1ª e a 2ª dose. Segundo informações do Ministério da Saúde, a partir de setembro o intervalo das vacinas da Pfizer e Astrazeneca será reduzido de 12 para 8 semanas. No caso da Janssen a imunização prevê apenas uma dose.

Caso o prazo seja ultrapassado, é essencial que o morador vá até um posto de imunização para ser orientado e garantir a vacinação completa.

Em Campinas, a Secretaria de Saúde foi procurada para saber o número de faltosos da 2ª dose, mas até o fechamento da reportagem não houve retorno.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.