Médicos querem ISS menor após prejuízos

Foto: Danilo Braga

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas protocolou na Prefeitura um novo pedido para a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza para a área médica e hospitalar. A entidade, que alega prejuízos na pandemia, quer que o índice caia de 5% para 2%.

A solicitação se baseia no princípio constitucional da isonomia, já que o município concedeu este mesmo desconto à Rede D’Or, que fará investimento de saúde na cidade. A presidente da SMCC, Fátima Bastos, reclama que os gastos com insumos desde 2020 afetaram consultórios e hospitais.

“Tá bastante difícil pra nós médicos. Muitos consultórios ficaram fechados por muito tempo e os nossos insumos aumentaram bastante. A nossa atuação é diferente dos outros setores, já que precisamos de comprar muitas luvas e muitas máscaras e tudo isso teve um grande aumento”, diz.

Em 2018, a Prefeitura subiu a alíquota do ISSQN de 2% para 5%. Desde então, a SMCC, que reúne cerca de três mil médicos associados, reclama também da bitributação, já que entende que esses profissionais que moram no município recolhem impostos como pessoas físicas e jurídicas.

“Nós tínhamos antes uma outra taxa. Nós pagávamos 2% até 2018, mas aí subiram pra 5% o imposto. Na época, fomos conversar com o prefeito, assim como hoje, mas não nos deram uma explicação sobre o porquê decidiram subir o ISSQN de 2% para 5%”, reclama a presidente.

A Secretaria Municipal de Finanças foi procurada para se manifestar sobre a solicitação. Em resposta, disse que “recebeu a solicitação, bem como de outros setores”. E que “todos os pedidos estão sendo analisados de acordo com os critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.