SP recebe 50% menos doses da Pfizer do ministério

Foto: Divulgação/Pfizer

O Governo do Estado de São Paulo, através do Governador João Dória, informou que recebeu metade das vacinas da Pfizer previstas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) na última terça-feira.

A quantidade do imunizante enviada pelo Ministério da Saúde é 50% menor e representa 228 mil doses a menos. A informação foi dada pelo governador em entrevista coletiva na quarta-feira.

Segundo João Dória, o Estado foi surpreendido com essa remessa e enviou um ofício ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que resolva a questão em 24h, ou seja, até quinta-feira, para que o cronograma de vacinação não seja comprometido.

“Espero que o Ministro da Saúde cumpra o seu papel como ministro, cidadão, médico e autorize imediatamente a entrega das 228 mil doses faltantes da vacina da Pfizer para o Governo do Estado de São Paulo distribuir aos municípios e seguir regularmente a vacinação prevista para crianças e jovens de 17 a 12 anos.”

Segundo Eduardo Ribeiro, Secretário Executivo Estadual de Saúde, os mais prejudicados por essa remessa menor é a população.

“Isso significa que pelo menos 228 mil pessoas poderão ter a sua imunização postergada por essa medida, que reputo, absolutamente inadequada por parte do Ministério da Saúde, lembrando que essa ação não pune o Governo do Estado de São Paulo, mas sim a sua população.”

Até o momento, o cronograma de vacinação para adolescentes entre 12 e 17 anos segue previsto para 18 de agosto. Caso essas doses não sejam entregues, pode haver atraso nas datas previstas.

No caso das grávidas e puérperas, mulheres que tiveram filhos em até 40 dias, as vacinas da Pfizer para a segunda dose já estão reservadas com os municípios e o calendário não será afetado.

Por outro lado, a entrevista coletiva teve uma notícia bastante positiva para os moradores de São Paulo. 346 cidades do estado, o que representa 53% do total, não registraram óbitos por Covid-19 na última semana. Esse dado é inédito desde o início da pandemia.

Além da vacinação, os números de pessoas internadas também estão diretamente relacionados a essa melhora na diminuição de mortes. Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional, afirmou que o Estado vem registrando queda desde abril.

“Essa queda também se dá nas internações. Se nós tínhamos no dia 4 de abril 8 mil pessoas internadas, cerca de 8 mil; 4 de junho 5.207 pessoas e agora em 4 de agosto com 2.428 pessoas. Portanto, uma redução de 2,1% ao dia nas internações no Estado de São Paulo”.

Outro tema citado foi a volta às aulas. No total 96% dos profissionais da educação da rede estadual estão vacinados com a 1ª dose da vacina e 44% estão totalmente imunizados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Adolescente é atingido na nuca por tiro acidental de amigo em Santa Bárbara d’Oeste

Mulher fica gravemente ferida em colisão entre dois carros na Santos Dumont, em Campinas 

CIEE oferece mil vagas de estágio e aprendizagem nesta segunda-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.