A Secretaria de Saúde de Campinas alterou o processo de aplicação das doses remanescentes da vacina contra a covid-19, conhecida popularmente como a “xepa da vacina”.
A partir de atrásra, os interessados em antecipar a 2ª dose da Astrazeneca ou Coronavac, não precisam mais fazer o cadastro. O mesmo vale para os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades que desejarem receber a primeira dose.
Os interessados devem procurar qualquer centro de saúde (exceto Campina Grande, Carlos Gomes e Boa Esperança) próximo do horário de encerramento da vacinação.
A antecipação da 2ª dose da Astrazeneca pode ser feita em maiores de 18 anos a partir de 60 dias da primeira dose (normalmente o intervalo é de 84 a 90 dias).
Já no caso da Coronavac, o adiantamento é voltado para maiores de 18 anos a partir de 21 dias da primeira vacina (ela é aplicada com intervalo entre 26 e 31 dias).
De acordo com informações da Secretaria, o objetivo da antecipação é o de atender, por exemplo, pessoas que têm viagens ou cirurgias agendadas e precisam completar o esquema vacinal antes da data.
Os horários de vacinação de cada unidade podem ser consultados no site: vacina.campinas.sp.gov.br
A administração ressaltou, porém, que não existe garantia que haverá doses sobrando nas unidades e que, quando há, o número é baixo. O atendimento será por ordem de chegada e a recomendação é que os interessados cheguem, no máximo, com 15 minutos antes do fechamento.