A Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira a assinatura de uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma para fabricação local da sua vacina contra Covid-19 e distribuição na América Latina.
Segundo comunicado das empresas, a Eurofarma receberá o produto de instalações nos Estados Unidos. A fabricação das doses acabadas terá início em 2022 e todas as vacinas serão distribuídas exclusivamente na América Latina. Com isso, a produção anual deverá superar as 100 milhões de doses.
O comunicado não explica se o acordo vai permitir que o Brasil tenha mais vacinas disponíveis em 2022. Segundo as empresas, as atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente. A assessoria da Eurofarma confirmou que a produção das vacinas será feita no estado de São Paulo.
A vacina da Pfizer/BioNTech foi a primeira a obter registro definitivo no Brasil e é a única autorizada para adolescentes de 12 a 17 anos.
Atualmente, as vacinas são produzidas no Estados Unidos e partem do Aeroporto de Miami com destino a Viracopos, em Campinas e voos quase que diários.