Depois de 17 meses trabalhando apenas com o método online, as escolas municipais de Hortolândia retomaram as aulas presenciais na última semana. No total, 59 colégios públicos e outros 39 contratados pela Prefeitura estão recebendo até 60% do total de alunos.
A diretora do Departamento de Educação Infantil de Hortolândia, Simone Locatelli, diz que nove em cada dez famílias consultadas pela Secretaria Municipal de Educação concordaram com a volta às salas de aula. “Fizemos uma pesquisa consultiva com os pais e tivemos 90% de adesão”, conta.
Mesmo com o retorno, 40% dos estudantes ainda precisam acompanhar as aulas online. Segundo a diretora de Educação Infantil, o sistema híbrido foi adotado para que todos tenham o mesmo aprendizado. “Vamos garantir interação, oferecemos atividades impressas e temos o portal com o mesmo conteúdo do presencial”, explica Simone.
A volta às aulas presenciais em Hortolândia não é obrigatória e os pais podem mudar de ideia a qualquer momento, autorizando o aluno a voltar para a escola ou permanecer em casa.
As instituições de ensino devem oferecer álcool gel em todos os locais, o uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo em que o estudantes estiver nas dependências dos colégios, é feita a medição de temperatura e higienização a cada troca de turma.