Ouça ao vivo

Sete pessoas morrem em queda de avião em Piracicaba

Foto: Guilherme Pierangeli

Sete pessoas morreram após a queda de um avião bimotor em Piracicaba na manhã desta terça-feira (14). O acidente aconteceu por volta das 8h40, logo após o avião decolar do aeroporto de Piracicaba. A aeronave, modelo Air King 360, caiu em uma área de vegetação próxima à Fatec de Piracicaba, e explodiu logo em seguida. As vítimas são o piloto, copiloto e cinco membros de uma mesma família, que morreram na hora. O voo tinha como destino uma propriedade rural da família no estado do Pará.

Cinco das vítimas são de uma família com tradição no agronegócio, em especial no setor canavieiro, sendo ligada a empresas como Cosan e Raízen. Essas vítimas são o empresário Celso Silveira Mello Filho (73), a esposa dele, Maria Luiza Meneghel (71), seus três filhos, Camila (48) Celso e Fernando (46). Além deles faleceram o piloto Celso Elias Carloni (39), e o copiloto Giovani Gulo (24).

Celso Silveira era um dos principais acionistas da Cosan, e irmão do presidente do Conselho de Administração e controlador da empresa, Rubens Ometto Silveira. A Cosan é uma das maiores produtoras e processadores de cana-de-açúcar do mundo, assim como um uma das maiores produtoras de etanol do planeta.

O Prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, esteve no local e lamentou essa tragédia familiar. “Pessoal muito querido, amigos pessoais, do meu pai principalmente, pessoas que tenho um apreço muito grande, infelizmente tivemos essa tragédia, uma aeronave novíssima, tinha acabado de sair da revisão ontem, isso é um dia muito triste para nós aqui em Piracicaba hoje”.

O Capitão Gobbo, do Corpo de Bombeiros, deu detalhes do atendimento realizado pela corporação. “As primeiras equipes chegaram ao local, se depararam com um incêndio de grandes proporções, assim que houve o impacto o avião explodiu, segundo informações do aeroporto de Piracicaba ele teria sido abastecido logo antes de decolar, daqui conseguimos ver a cabeceira da pista, então o tempo de voo do avião foi relativamente curto”.

A explosão provocou um incêndio na área de mata, que tem muitas árvores e fica no alto de um morro. O fogo se alastrou pelas árvores e só foi controlado por volta de meio-dia, pouco mais de três horas após o acidente.

Ainda não se sabe o que causou o acidente. Integrantes do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) chegaram ao local por volta de meio dia para iniciar as investigações. Os corpos, carbonizados, foram removidos também por volta de meio-dia.

Em nota, a Cosan lamentou o acidente.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a aeronave estava com o certificado e a manutenção em dia.

*Atualizado às 15h25.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.