Ouça ao vivo

Comitê PCJ lança movimento pelo uso eficiente da água

Divulgação / Comitê PCJ

O Comitê PCJ, responsável pelas bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, lançou uma campanha nesta terça-feira (21) com foco no uso eficiente da água. Na apresentação da campanha, o Prefeito de Piracicaba e presidente do Comitê PCJ, Luciano Almeida, citou uma frase sobre a grave situação do abastecimento. “Tem uma frase que eu gostaria de compartilhar para a gente refletir um pouco: a pergunta certa não é se a água vai faltar, é quando ela vai faltar”.

Luciano Almeida anunciou também a reativação de um grupo de trabalho de estiagem para monitorar situações que impactam diretamente no abastecimento. “Nós então reativamos o grupo de trabalho de estiagem, que monitora vazões dos rios, como estão os reservatórios e represas, e também das previsões de chuva, esses são os três instrumentos principais, e a partir daí, quinzenalmente o comitê está soltando boletins”.

Na apresentação foram divulgados dados sobre a situação dos rios da região, e do abastecimento dos municípios. E essa situação é preocupante. Os números apresentados remetem ao cenário da crise hídrica de 2014 e 2015, conforme destaca o coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ, Alexandre Vilela. “Nós entramos nessa estiagem com cerca de 10 a 12% menos do que tínhamos na estiagem do ano passado, então vejo um cenário bastante parecido com 2014, isso mostra a importância do uso racional e cada um dos setores fazendo sua lição de casa”.

Os integrantes do Comitê PCJ destacaram que a região terá sérios problemas de abastecimento caso o verão tenha chuvas abaixo da média histórica. Uma cartilha de uso eficiente da água foi elaborada e está disponível no site movimentopcj.org.br. O site também contém dados atualizados sobre a situação hídrica da região.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.