Ouça ao vivo

Valinhos intensifica racionamento de água nesta segunda

ETA II em Valinhos - Foto: Guilherme Pierangeli

Valinhos intensifica o racionamento de água a partir desta segunda-feira (20). A medida é necessária pois os mananciais internos de Valinhos não têm se recuperado diante do baixo índice de chuvas registrado na cidade desde o início do ano. Alguns bairros da cidade passarão a ficar três dias por semana sem fornecimento de água, e não apenas dois, como vinha sendo desde o início do racionamento.

A medida teve início em 27 de agosto, com a cidade sendo dividida em quatro áreas, sendo que cada uma delas ficaria sem água durante um período de 18 horas consecutivas, em dois dias da semana, sem considerar o Centro da cidade, que seria afetado somente aos domingos para não prejudicar o comércio.

Agora, duas das quatro áreas foram subdivididas, totalizando seis áreas, sendo que duas delas ficarão sem água durante três dias da semana. As outras quatro áreas seguem sendo afetadas durante dois dias a cada semana, e o Centro da cidade permanece sem água somente aos domingos. Seguindo o sistema de rodízio, os bairros ficam sem água das 10 horas da manhã até às 4 horas da madrugada do dia seguinte.

Os mananciais internos são responsáveis por 38,7% da água que é consumida na cidade, enquanto o Rio Atibaia é responsável por pouco mais de 50% do abastecimento, e o restante vem de fontes alternativas. As barragens e estão operando com níveis baixos. A Santana do Cuiabano conta com 45% da capacidade, a Figueiras tem 20%, a Moinho Velho tem 10%, e a João Antunes dos Santos tem somente 5%.

A Prefeitura atribui o cenário atual à falta de investimentos no setor de abastecimento durante muitos anos na cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.