Ouça ao vivo

Alunas de técnico em enfermagem conscientizam sobre Outubro Rosa

Foto: Guilherme Pierangeli

Alunas do curso técnico de enfermagem do Senac Campinas estão realizando neste mês ações de conscientização relacionadas ao Outubro Rosa em alguns Centros de Saúde da cidade. As alunas abordam mulheres nos CSs e passam orientações sobre a prevenção ao câncer de mama, além de indicar carretas do Hospital de Amor disponíveis na cidade para exames gratuitos, conforme explica a professora do curso técnico de enfermagem, Maiza Hipólito. “Normalmente a gente orienta procurar a carreta que está localizada em frente à Estação Cultura, que no mês de outubro não está precisando de agendamento para fazer a mamografia, então elas podem ir direto lá e recebem as orientações de como fazer a consulta”.

O público-alvo para mamografia são as mulheres com idades entre 40 e 49 anos. E essa orientação conta com uma novidade criada pelas alunas para ajudar as mulheres no autoexame de mama. São mamas de feltro, feitas para simular o exame e auxiliar a realização dele na prática. “Pra elas identificarem, são quatro tipos de mama, uma normal, uma com nódulos, uma com retração mamilar e outra com mastite, para que as mulheres peguem, manuseiem, e consigam identificar se as mamas delas tem algo parecido com as mamas que elas observaram”.

Além disso também é apresentado um folder explicativo com mais detalhes sobre a importância do autoexame e de se procurar ajuda médica em caso de qualquer suspeita.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.