Ouça ao vivo

Centro de Campinas tem aumento de criminalidade

Foto: Francisco Lima Neto

A região central de Campinas tem gerado preocupação aos moradores da cidade. Entre janeiro e setembro deste ano, diversos crimes foram flagrados no local pela Polícia Militar. Os registros somam 64 furtos, 25 roubos e 113 ocorrências de tráfico de drogas. Além disso, foram encontradas e encaminhadas de volta a cadeia 33 pessoas que eram procuradas pela justiça.

Esses dados foram divulgados pelo Tenente Coronel Adriano Augusto Leão, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Campinas durante a reunião da CEE, a Comissão Especial de Estudos da Câmara que discute a revitalização do centro, realizada no dia 29 de setembro: “Existe eficiência por parte da PM, da Polícia Civil, Guarda Municipal, porém, para que nós tenhamos a eficácia, que é isso que todos nós queremos, que são os resultados, a sensação de segurança e realmente a segurança efetiva para as pessoas que estão ali nessa região central, principalmente, precisamos atuar de forma integrada”, disse.

Para Gabriel Carvalho, vendedor na região central, existe segurança para a população: “Me sinto seguro sim, em relação ao centro eu sou bem tranquilo, vejo bastante policiamento em volta, em questão ao centro de Campinas eu me sinto seguro”, afirmou.

Já para Elizabeth Souza, assistente administrativa, a criminalidade cresceu durante a pandemia e ela não se sente segura no centro de Campinas: “Sempre teve e eu acredito que a pandemia tá ajudando a aumentar os crimes. Eu fico bem desconfortável, já até ando de mochila para você ter ideia, eu não ando mais de bolsa. Tento ficar mais esperta possível, mas o que tiver que acontecer acontece, com certeza, porque a qualquer momento a pessoa pode chegar e você estar bem desprevenida”, explicou.

Para Maria de Lourdes Soares, comandante da Guarda Municipal, as dificuldades da pandemia e o fato de pessoas comprarem itens roubados faz com que a criminalidade aumente.  Ela cita outras ocorrências registradas no centro de Campinas: “Nós tivemos recentemente algumas situações envolvendo furtos de lojas, mais especificamente na região da área central, furtos de fachadas de lojas, e algumas outras questões que envolvem fios, ferros, alumínio”, disse.

Segundo dados da Secretaria de Segurança do Estado, divulgados no dia 24 de setembro, Campinas teve aumento nos indicadores relativos à Segurança Pública. A cidade registrou 9 assassinatos em agosto deste ano, um a mais do que em agosto de 2020 e 318 furtos de veículos, 3,5% a mais entre julho e agosto.

Casos de roubos e furtos no geral cresceram 59,3% em comparação com agosto de 2020. Foram registrados 1.927 casos.

A Polícia Militar informou em nota que em comparação com 2019, os números de 2021 registram queda e que 2020 foi um ano atípico devido ao início da pandemia do coronavírus. O grupo disse ainda que realiza diversas operações e que atua com policiamento preventivo.

A comandante da Guarda Municipal recomenda às pessoas que circulam pelo centro de Campinas que redobrem a atenção com bolsas ou mochilas e que deixem celulares e objetos de valor bem guardados.

Compartilhe!

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.