Cidades articulam consórcio para aumentar disponibilidade de água

Rio Atibaia - Foto: Guilherme Pierangeli

Quatro cidades, sendo duas da RMC, articulam a criação de um consórcio intermunicipal visando disponibilizar mais água para os municípios. As prefeituras de Vinhedo, Valinhos, Louveira e Jundiaí têm conversado sobre a criação de um sistema de adutora para levar água do Rio Atibaia, em Jundiaí, para os demais municípios, ampliando oferta de água para os moradores.

A medida ajudaria a aumentar a segurança hídrica nas cidades. Valinhos e Vinhedo, por exemplo, adotaram recentemente esquemas de racionamento de água devido aos baixos níveis dos reservatórios que abastecem as cidades.

A proposta do sistema partiu de Vinhedo, e o Prefeito da cidade, Dário Pacheco, explica como seria. “Então tivemos a ideia de retirar a água do Atibaia, joga pro (rio) Jundiaí-Mirim, que fornece água pra Jundiaí, e daí no (rio) Capivari, e viria por gravidade, a distância é longa mas a calha do rio já está pronta, agora precisamos conseguir a outorga do DAEE”.

A água percorreria um trecho de aproximadamente 50 km, mas seria necessária a implantação de somente mais 5 km de adutora, pois a vazão seguiria pela calha do rio e sistemas que já existem. Atualmente Jundiaí tem uma outorga que permite a captação de 2 mil litros por segundo no Rio Atibaia, porém, utiliza 1,2 mil litros. A proposta é que seja liberada a captação dos 800 litros por segundo restantes para que a água seja direcionada aos outros municípios.

O Prefeito de Vinhedo afirma que este projeto seria melhor para as cidades envolvidas do que o uso do reservatório de Pedreira, que está em construção. “É a solução que pra nós é a mais prática, mais imediata, e mais barata, pois trazer água de Pedreira pra Vinhedo é uma distância muito longa e morro acima, então vai ficar muito caro e está distante, esse projeto nosso a curto prazo é melhor e mais barato”.

As obras necessárias são estimadas em R$ 15 milhões, custo que seria dividido entre Vinhedo, Valinhos e Louveira. Uma nova reunião será feita em novembro para a apresentação dos projetos, e a expectativa é que, caso a proposta seja aprovada, as cidades sejam beneficiadas a partir do ano que vem.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Detran aponta alta em acidentes fatais envolvendo veículos novos na região de Campinas

vacina do hpv

Limeira realiza plantão de vacinação neste sábado em dois pontos da cidade

Obras interditam duas vias em Campinas neste sábado; saiba quais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.