Ouça ao vivo

Cidades articulam consórcio para aumentar disponibilidade de água

Rio Atibaia - Foto: Guilherme Pierangeli

Quatro cidades, sendo duas da RMC, articulam a criação de um consórcio intermunicipal visando disponibilizar mais água para os municípios. As prefeituras de Vinhedo, Valinhos, Louveira e Jundiaí têm conversado sobre a criação de um sistema de adutora para levar água do Rio Atibaia, em Jundiaí, para os demais municípios, ampliando oferta de água para os moradores.

A medida ajudaria a aumentar a segurança hídrica nas cidades. Valinhos e Vinhedo, por exemplo, adotaram recentemente esquemas de racionamento de água devido aos baixos níveis dos reservatórios que abastecem as cidades.

A proposta do sistema partiu de Vinhedo, e o Prefeito da cidade, Dário Pacheco, explica como seria. “Então tivemos a ideia de retirar a água do Atibaia, joga pro (rio) Jundiaí-Mirim, que fornece água pra Jundiaí, e daí no (rio) Capivari, e viria por gravidade, a distância é longa mas a calha do rio já está pronta, agora precisamos conseguir a outorga do DAEE”.

A água percorreria um trecho de aproximadamente 50 km, mas seria necessária a implantação de somente mais 5 km de adutora, pois a vazão seguiria pela calha do rio e sistemas que já existem. Atualmente Jundiaí tem uma outorga que permite a captação de 2 mil litros por segundo no Rio Atibaia, porém, utiliza 1,2 mil litros. A proposta é que seja liberada a captação dos 800 litros por segundo restantes para que a água seja direcionada aos outros municípios.

O Prefeito de Vinhedo afirma que este projeto seria melhor para as cidades envolvidas do que o uso do reservatório de Pedreira, que está em construção. “É a solução que pra nós é a mais prática, mais imediata, e mais barata, pois trazer água de Pedreira pra Vinhedo é uma distância muito longa e morro acima, então vai ficar muito caro e está distante, esse projeto nosso a curto prazo é melhor e mais barato”.

As obras necessárias são estimadas em R$ 15 milhões, custo que seria dividido entre Vinhedo, Valinhos e Louveira. Uma nova reunião será feita em novembro para a apresentação dos projetos, e a expectativa é que, caso a proposta seja aprovada, as cidades sejam beneficiadas a partir do ano que vem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.