Com 113 anos, Mercado Municipal de Campinas está entre os mais importantes do país

Foto: Flávio Botelho

Tombado em 1983 pelo CONDEPHAAT, do Patrimônio Histórico Estadual e em 1995 pelo CONDEPACC, em âmbito municipal, o Mercado Municipal de Campinas tem 113 anos e faz parte das Sete Maravilhas de Campinas. Com 143 boxes, sendo 98 no prédio central e 45 bancas externas, é o mais antigo centro de compras da cidade.

Ele está localizado no centro de Campinas, entre as ruas Benjamim Constant, Ernesto Kullman, Barreto Leme e Álvares Machado e atualmente é administrado pela SETEC. Para quem mora em Campinas, o Mercadão é motivo de orgulho, onde é possível encontrar os mais variados produtos, como artigos para feijoada, açougue, peixaria, lanchonete, pastelaria, artigos religiosos e para pesca, tabacaria, peças para conserto de fogões, além de frutas, verduras e legumes sempre frescos.

No entanto, o prédio precisa passar por reforma e revitalização e essa é uma reivindicação da população e dos comerciantes, como conta Edson Shimabokuro, presidente da associação dos permissionários do Mercado Municipal de Campinas. “Está muito ruim, com muitos problemas e estamos aguardando por essa reforma o mais rápido possível, nesse espaço visitado por turistas até de outros países”.

O presidente da Setec, Andre Assad, admite a necessidade de melhorias para os comerciantes e população. “A Setec efetuou uma pequena reforma estrutural no espaço, mas, há um bom tempo a população cobra do erário uma reforma mais ampla”. Entre os anos 1930 e 1960, o Mercado Municipal de Campinas foi o ponto de encontro preferido de jornalistas, artistas e intelectuais.

Assad explica que a importância do Mercadão de Campinas se equipara a grandes cidades brasileiras e europeias. “Equipara-se a mercados de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Paris, Lisboa, Roma, Barcelona… e entendendo essa necessidade de melhorar a estrutura, a Setec está organizando uma reforma mais ampla”.

Está em andamento um processo de aquisição de recursos de aproximadamente R$ 5 milhões, provenientes de emendas parlamentares. De acordo com Assad, o anúncio da verba ocorreu em Fevereiro deste ano, num encontro do prefeito Dário Saadi com o Deputado Federal, Marcos Pereira, responsável pela destinação dessa verba. “Eu venho trabalhando em consonância com o prefeito e o projeto seguiu para a secretaria de infraestrutura, que vai submetê-lo à Caixa Econômica Federal e após aprovação da Caixa, retorna para ser efetivado pela prefeitura de Campinas”.

O Mercado Municipal de Campinas foi inaugurado em 1908, pelo então prefeito, Orosimbo Maia, numa época em que a plataforma onde hoje estão as peixarias era parada de trens e do lado oposto ficavam as carroças e charretes.

De acordo com o presidente da Setec, Andre Assad, todo o desenvolvimento do centro de Campinas passa pelo Mercadão. “Foi construído numa área que passa ao largo da estrada de ferro, com 113 anos participando da cidade e por isso precisa ser tratado com toda estima, zelo e carinho.” A última grande reforma no prédio, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi em 1996, quando foram recuperadas as características originais, além da troca de toda a rede elétrica, hidráulica, telefônica, pisos e a implantação de um sistema de combate a incêndio.

Compartilhe!

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.