Ouça ao vivo

Conselho da RMC quer Hospital Metropolitano em Campinas

Foto: Antonio Scarpinetti

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas quer a implantação de um Hospital Metropolitano na cidade para atender a demanda regional. Para isso, Gustavo Reis, prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho, quer a adesão dos prefeitos e outras autoridades políticas para elaborar a “Carta Campinas”, um documento para sensibilizar o Governo do Estado e deputados estaduais e federais para que colaborem com o financiamento da implantação do Hospital Metropolitano.

Gustavo Reis pretende entregar a “Carta Campinas” ao governador e a deputados na cerimônia de inauguração da sede da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), agendada para o dia 19 de outubro.

De acordo com ele, atualmente a Unicamp tem mil leitos e já não dá conta de atender a toda demanda, especialmente, da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Sistema Cross).

“Esse hospital, que será construído, tem uma capacidade para 400 novos leitos. Um investimento de cerca de R$ 300 milhões. Seu custeio também está na casa de R$ 300 milhões anuais. Metade desse custeio seria absorvida pelo SUS”.

A outra parte seria custeada pelo Governo do Estado. A apresentação do projeto do Hospital ocorreu na semana passada, na Unicamp, e contou com diversas autoridades, como o reitor Antonio José de Almeida Meirelles.

O Hospital teria gestão técnica da Unicamp, com atendimento eletivo e de urgência referenciados. A construção do Hospital seria feita em área de 40 mil metros quadrados da Fazenda Argentina.

“Esse terreno vai ser doado pela Unicamp, fica ao lado da Unicamp, são 40 mil metros e viria a atender essa necessidade, especialmente, nesse momento que a gente tem uma demanda maior ainda na área da saúde”.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.