Ouça ao vivo

RMC registra queda no número de mortes no trânsito

Foto: Detran SP/Divulgação

O Estado de São Paulo registrou uma queda de 1383 mortes no trânsito, entre 2015 e o último mês de agosto, segundo dados do Infosiga.  

Seguindo nesta mesma linha, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) também registrou uma diminuição nos óbitos. Neste mesmo período, foram menos 190 mortes, saindo de 444 para 254.  De acordo com Evandro Caramashi do Vale, gerente técnico do programa Respeito à Vida, a educação foi um dos principais pilares para essa maior conscientização. “As ações junto as crianças ajudam a disseminar o conceito de segurança no trânsito, junto aos pais, e parece mesmo estar formando jovens mais conscientes. Eu não tenho dúvida de que a redução dos indicadores passa pela conscientização das pessoas.” 

Apesar da redução significativa, o especialista acredita que a região possa progredir ainda mais. “Eu diria que sempre é possível melhorar quando estamos tratando de mortes no trânsito. Um dos conceitos que vem ganhando força mundialmente é o “Visão Zero”. Nenhuma morte no trânsito é aceitável, sempre tem alguma ação que poderia ter sido tomada para evitar essa fatalidade” 

O “Visão Zero” é um projeto, criado na Suécia em 1997, que tem como objetivo zerar as letalidades no trânsito. Estados como São Paulo e Fortaleza, por exemplo, já desenvolvem planos de segurança viária com base nesse sistema.  

Evandro também vê as fiscalizações mais rígidas e o endurecimento das leis como um fator importante, mas acredita que não seria necessário caso todos fossem mais generosos. “O trânsito não é brincadeira, muitas pessoas morrem e se ferem gravemente todo os dias. O ideal é que todo mundo tenha uma postura mais cordial e mais responsável no trânsito, sem precisar passar por punições previstas em lei.” 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.