Estado de SP chega a 90% da população adulta totalmente imunizada

Foto: Danilo Braga

O Governo do Estado realizou nesta quarta-feira (10) mais uma coletiva de imprensa sobre o combate à pandemia e outros assuntos. Na coletiva o Governador João Doria (PSDB) anunciou que São Paulo é o primeiro estado do Brasil a ultrapassar a marca de 90% dos adultos com o esquema vacinal completo. “São Paulo é o primeiro estado do Brasil a chegar a 90% da população adulta totalmente vacinada contra a covid, em relação a população total ultrapassamos 70% das pessoas totalmente imunizadas, o estado de São Paulo tem hoje a maior cobertura vacinal do Brasil”.

Doria citou que o índice é superior a países da União Europeia, como Itália, Espanha e Alemanha, e também supera o do Reino Unido e de Israel, país que se tornou a primeira grande referência de vacinação contra a covid-19 no mundo. O Governador destacou também a redução de mais de 90% nas mortes pela covid no estado desde o início da vacinação, e a queda no número de internados pela doença, já que atualmente há 10 vezes menos internados que no segundo pico da covid, registrado no mês de março deste ano.

A Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, fez um alerta sobre a cobertura vacinal em pessoas com idades entre 12 e 24 anos, nas quais se encontram as únicas faixas etárias com menos de 80% de cobertura vacinal. “A população de 12 a 24 anos nós temos as menores coberturas, principalmente na faixa etária dos adolescentes, por isso eu volto a fazer o pedido: todos estão aptos a tomar a segunda dose, toda população de 12 a 24 anos pode retornar à unidade básica e fazer a vacina, principalmente adolescentes de 12 a 17 anos com a vacina da Pfizer”. Ela destacou que mais de 3 milhões de pessoas ainda não retornaram para tomar a 2a dose da vacina da Pfizer, e lembrou que o período entre a primeira e segunda dose foi reduzido, e agora é de 21 dias para adultos, e de dois meses para adolescentes de 12 a 17 anos.

A coordenadora anunciou também a liberação da aplicação de 1,1 milhão de doses adicionais (terceiras doses) para pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde que tomaram a segunda dose no mês de maio, ou antes. Essas pessoas poderão tomar a dose adicional preferencialmente entre 17 e 30 de novembro.

Na coletiva também foram detalhados planos de segurança e também da prevenção à covid-19 no evento do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que será disputado neste final de semana no circuito de Interlagos, na capital paulista, com 100% da capacidade do autódromo. O evento já está com os ingressos esgotados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.