Ouça ao vivo

Operação da PF investiga esquema de pirâmide financeira na região

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal de Jales/SP deflagrou nesta quinta-feira uma Operação que investiga um grande esquema de pirâmide financeira, que pode ter movimentado mais de R$ 100 milhões nos últimos quatro anos.

Quatro mandados de prisão e 23 de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Estadual de Santa Fé do Sul e cumpridos em cidades do interior paulista e São Paulo.

Na região de Campinas, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Americana, onde uma das filiais do grupo investigado pela Polícia Federal tem um escritório na Avenida Brasil.

Durante as investigações, a PF apurou que, em apenas dois anos, o homem apontado como o cabeça do esquema, preso nesta quinta-feira na capital paulista, abriu dezenas de empresas e filiais em várias cidades do interior, tendo como fachada a oferta de serviços de créditos de bancos diversos. 

Na verdade, porém, toda a estrutura era voltada para convencer poupadores a entregarem as economias em troca de altas taxas de juros remuneratórios que chegavam até 6% ao mês, que eram pagos com recursos de novos investidores, caracterizando um esquema de pirâmide financeira.

A PF  localizou uma mansão, chácaras e um terreno às margens do Rio Paraná, além de vários carros de luxo e uma aeronave que foram apreendidos. Três embarcações de grande porte também foram apreendidas com o apoio de equipes da Polícia Militar Ambiental de Fernandópolis. 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.