O Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Grinchteyn, participou do Amppesp Fomenta 2021, evento realizado pela Associação dos Municípios de Pequeno Porte de São Paulo, em Brotas.
Durante a conferência, o secretário falou sobre as medidas tomadas durante a pandemia, principalmente em relação aos pequenos municípios do Estado. “Nós identificamos com a pandemia, de forma escancarada, os vazios assistenciais de vários municípios. A nossa preocupação eram, por exemplo, o acolhimento de unidades de terapia intensiva e de oxigênio, porque é diferente das grandes cidades.”
Para ele, São Paulo cumpriu o papel e conseguiu ajudar grande parte da população durante este período. “Ninguém no nosso Estado ficou sem atendimento, sem medicação, sem leito da terapia intensiva, mas nós entendemos que a entrada dos municípios na pandemia foi muito dramática.”
Apesar de toda a melhora, Jean acredita que o Estado ainda apresente muitos outros problemas para serem resolvidos. Hoje saímos melhores, mas nós temos que melhorar ainda mais. “Nós sabemos que as pessoas vivem em cidades, no município, ela não vive no Estado. Nós temos que melhorar a capacidade de assistência, de uma forma digna, de uma forma honesta e de uma forma descente. As pessoas precisam, elas merecem.”