Ouça ao vivo

Avenida Campos Sales deverá ser revitalizada em 2022

Foto: André Berenguel/ Arquivo CBN

A prefeitura de Campinas lançou nesta sexta-feira o projeto de requalificação da avenida Campos Sales. As obras deverão ter início no segundo semestre de 2022 com duração de 12 meses. Toda a obra será conduzida pela Emdec e pela Secretaria de Transportes em parceria com as secretarias municipais envolvidas. 

As obras serão feitas nos mesmos moldes da avenida Francisco Glicério. Atualmente com quatro faixas de rolamento, sendo duas exclusivas para o transporte coletivo, a avenida passará a ter apenas três, sendo que apenas uma, a da esquerda, será exclusiva para ônibus.

O Prefeito Dário Saadi, explicou o motivo de anunciar o projeto com, pelo menos, seis meses antes do início das obras.

“Para que os parceiros, como os de telecomunicações possam fazer os projetos executivos. Ali não é um simples aterramento de fiação. Existe a necessidade de um projeto executivo de engenharia detalhada”

O investimento será de R$ 12 milhões, mas Dário não soube informar o valor que caberá ao poder público municipal. A maior parte, segundo ele, virá de parceiros e TACs, além da CPFL, que ficará responsável pela fiação subterrânea.

“De verba direta do município ainda não foi calculada porque depende de alguma intercorrência.Se tiver alguma intercorrência que a gente precisar intervir, a gente vai orçar. Mas a princípio será realizada pelos parceiros, CPFL, pelas empresas de telecomunicações, Sanasa e através de Termos de Ajustamento de Conduta ou contrapartidas de empreendimentos imobiliários próximos ao centro da cidade.”

A Campos Sales foi escolhida, segundo a administração, já que é um eixo viário importante por onde circulam mais de 15 mil veículos e sete mil pedestres. Além disso, ela faz a ligação importante entre o pátio ferroviário e a Glicério.

Questionado a respeito de outras ações que busquem a requalificação do centro, inclusive, o retorno de lojistas à região central, Dário disse que novas medidas deverão ser anunciadas no próximo ano

“Nós estamos estudando medidas urbanísticas e tributárias para tentar trazer investimento de volta para o Centro. Não é simples,  você tem que ter uma lei de incentivos que não prejudique outras regiões também, isso está sendo bastante estudado e deveremos anunciar isso no ano que vem.”

Ainda pelo projeto, as calçadas serão ampliadas, haverá novos bolsões para carga e descarga, troca de rede de água e esgoto, paisagismo, novos pontos de ônibus e de iluminação.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.