Um jovem de 15 anos quebrou uma janela de vidro e entrou em uma das jaulas do Bosque dos Jequitibás, em Campinas, para separar uma briga entre duas iraras, uma espécie de furão. O incidente aconteceu na tarde desta sexta-feira, quando um grupo de cerca de 10 adolescentes passeavam pelo local. Quando passaram perto da jaula, os jovens presenciaram a briga entre os animais.
O grupo informou que tentou contato com a administração do parque, mas nenhum funcionário do local havia sido encontrado. Eles então usaram uma pedra para quebrar o vidro e o jovem de 15 anos entrou na jaula e separou os animais. Os jovens relataram que uma das iraras aparentava ser cega de um dos olhos e apresentava dificuldades para andar. O outro animal não se feriu.
A administração do Bosque dos Jequitibás informou que os animais estavam juntos no recinto havia três semanas. As duas iraras passaram por atendimento veterinário após a ocorrência. Os animais não ficarão mais juntos no mesmo ambiente e o vidro quebrado pelos adolescentes será reposto neste final de semana. A administração orienta ainda que ninguém deve entrar em contato com os animais do parque e que, ao presenciar qualquer situação fora do comum, deve-se contactar os responsáveis pelo parque.