Ouça ao vivo

Com alta demanda, especialista sugere testes de Covid apenas para sintomáticos

Pixabay

A chegada da variante Ômicron, o surto de Influenza e as festas de fim de ano fizeram explodir os casos de síndromes respiratórias. Com sintomas, as pessoas buscam saber se estão com Covid-19. Quem teve contato com alguém positivo, também vai atrás do exame. E essa situação gera um alerta para a possibilidade da falta de testes para Coronavírus.

A realização para verificar o contágio de covid-19 chegou a quintuplicar em alguns laboratórios de Campinas na última semana de dezembro, quadro que se mantém em janeiro. A alta demanda pode causar um desabastecimento, o que compromete o controle da pandemia.

O Coordenador do Departamento Científico de Patologia Clínica da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, Alex Galoro, ressalta que o problema faz as entidades sugerirem uma mudança na aplicação dos testes. Eles seriam usados, neste momento, para sintomáticos, pacientes hospitalizados e pessoas consideradas de maior risco para Covid-19.

O problema é generalizado e global, já que a onda de contágio da Omicron afeta vários países populosos ao mesmo tempo. Esse ponto é o que atrapalhou o planejamento das empresas que fabricam os testes, segundo Alex Galoro.

Outra situação preocupante. O índice de resultados positivos também aumentou significativamente no período. No início de dezembro, de 2% a 3% dos resultados de covid-19 eram positivos. Agora, este número saltou para 40%.

Na impossibilidade de realizar o teste, a orientação é que a pessoa deve manter o isolamento, pelo menos, até o 10º dia. Após esse prazo, poderá sair, desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, sem uso de antitérmico, há 24 horas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.