Ouça ao vivo

Bombeiros poderão ser acionados através de aplicativo

Foto: Henrique Bueno

O governo de São Paulo lançou um aplicativo que aciona a emergência do Corpo de Bombeiros através de um toque no celular. A funcionalidade permite que o chamado seja feito de maneira mais simples e rápida, garantindo um atendimento ágil para a população em geral. O App Bombeiros Emergência 193 já está disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS.

Para utilizar o aplicativo, o usuário vai precisar fazer um cadastro inicial, fornecendo o nome completo, telefone, e-mail e CPF. Depois disso, sempre que encontrar alguma situação de urgência, o cidadão poderá abrir um chamado junto à corporação e informar a localização. De acordo com o Tenente Simões, do Sétimo Grupamento do Corpo de Bombeiros, o acionamento da equipe é mais rápido, já que algumas etapas do atendimento serão encurtadas, o que favorece a vítima que está em situação de risco.

Ele usa como exemplo a possibilidade do cidadão em enviar a localização da ocorrência diretamente para a equipe dos bombeiros, não sendo necessário nenhum tipo de comunicação ou explicação, como acontece nas chamadas telefônicas. “Uma das vantagens do aplicativo é que ele substitui o atendente do 193. As ocorrências geradas pelo aplicativo vão direto para o bombeiro que nós chamamos de despachador. Uma outra vantagem do aplicativo é a possibilidade de compartilhar a localização pelo GPS. Num afogamento, por exemplo, na área rural, onde é difícil chegar ao local, o usuário do aplicativo poderá compartilhar essa posição, que será enviada à equipe e que vai chegar mais rápido ao local do afogamento”, explicou.

O governo paulista vai disponibilizar em breve outro aplicativo para agilizar os chamados da Polícia Militar. O App, batizado de 190 SP, vai permitir o registro de chamadas de violência doméstica, perturbação do sossego, roubos e outros crimes. O aplicativo da PM também vai permitir o envio de fotos, áudios e vídeos de até 10 segundos, como reforço do fato registrado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.