Ouça ao vivo

Campinas registra alta de mortes no trânsito pelo segundo ano consecutivo

Foto: Danilo Braga

Campinas registrou 146 mortes no trânsito em 2021, nove a mais do que em 2020. Este é o segundo ano consecutivo que a cidade fecha com crescimento de mortes no trânsito em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Infosiga. Entre 2015 e 2019 o número de mortes vinha caindo anualmente, até que a tendência foi revertida em 2020, quando a cidade registrou 137 mortes, 15 a mais que em 2019.

A nova tendência verificada em Campinas vai na contramão do estado, que segue registrando quedas nas mortes no trânsito a cada ano desde 2015. Em 2021 foram 4.844 mortes no trânsito em todo o estado, 20 a menos que no ano anterior.

O administrador Luiz Girotto costuma dirigir o carro dele pelas ruas da cidade, e afirma que há irresponsabilidade de todos que compõe o trânsito. “Que eu vejo é uma falta de responsabilidade de muitos motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, se não tiver educação e consciência, vai ser assim, vai acontecer mortes e mortes aí sem parar”

Opinião parecida com a do pintor José Ribeiro, que costuma se locomover de motocicleta. “Muita irresponsabilidade de motoristas de carro e também de motoqueiro, eu sempre ando de moto com muito cuidado, sempre estar atento, tem risco eu não vou, espero, paro”.

Os motociclistas foram as principais vítimas em Campinas em 2021, com 65 óbitos. O especialista em mobilidade urbana, Luiz Vicente de Mello Filho, analisa o que levou a isso. “O ponto principal é a questão relacionada ao cumprimento das leis, à questão da velocidade que as motocicletas estão percorrendo, os trajetos, e a pandemia que nos trouxe um novo processo de utilização da motocicleta de forma mais intensiva, transporte de mercadorias, de alimentos”. Em segundo lugar, com mais óbitos, vem os pedestres, com 34 mortes, seguidos dos motoristas ou ocupantes de carros, com 25 óbitos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.