As aulas nas escolas municipais de Campinas retornam somente em 7 de fevereiro, mas nesta segunda-feira (24) as aulas já começaram para cerca de 20 mil crianças de 29 creches conveniadas e 44 entidades colaboradoras. A volta ocorre após decisão de prefeitura de manter as datas de retorno inicialmente previstas, mesmo com o crescimento de novos casos de covid-19.
Na unidade do Centro da creche Bento Quirino o retorno foi tranquilo, com movimento abaixo do habitual. Nos dois primeiros dias as crianças passam por adaptação, ficando na instituição por somente meio período, e a partir de quarta-feira elas passam a permanecer na creche em período integral.
Aline Medeiros é mãe do Bernardo, de 5 anos, e apesar da preocupação com o crescimento de casos de covid-19, afirma confiar nos protocolos da creche, e que o benefício trazido pelo aprendizado supera eventuais riscos. “Ele sente muito a falta da escola, e a gente também precisa por ter de trabalhar, mas principalmente por que ele se desenvolve bem, o período que ele ficou longe foi complicado. Os protocolos são bem rígidos, ele usa sempre a máscara, e eu acho que a falta da escola é mais prejudicial”, afirma.
Algumas creches conveniadas e entidades colaboradoras não retornaram nesta segunda-feira, mas irão retomar as aulas ainda nesta semana.