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Empresas aéreas justificam cancelamentos ao Procon

Foto: Divulgação/Viracopos

As companhias aéreas Azul, Gol e Latam responderam à notificação do Procon-SP sobre os cancelamentos de voos ocorridos nos últimos dias por causa do avanço da pandemia da covid-19, feita no último dia 10. 

A LATAM informou que foram cancelados 127 voos em todo o país entre os dias 6 e 12 de janeiro em função da quarentena de funcionários. Segundo a empresa, não é possível prever a quantidade de voos impactados nos próximos 15 dias. A empresa disse que exigiu que todos os funcionários fossem vacinados. 

Segundo a companhia, 62.053 passagens foram reembolsadas e 206.824 transferidas para outra data. 

A Gol informou que não teve nenhum cancelamento nesse período e que em caso de o passageiro estar com covid ou apresentar sintomas, é permitido alterar ou cancelar a passagem sem custos por meio de contato com a central de atendimento e comprovação de exame ou atestado médico. Sobre a vacinação, alega que exigiu a vacinação de todos os colaboradores. Não foi informada a previsão para novos cancelamentos. 

A Azul informou que tem equipes de sobreaviso para cumprir com a programação, mas em razão do aumento expressivo de dispensas por conta da quarentena, não foi possível atender a demanda. A empresa ofereceu um voucher ao consumidor no valor de R$ 500 ou R$ 1 mil reais por passageiro, para uso em outras viagens.

Não foi informada a quantidade de consumidores que foram reacomodados ou solicitaram o reembolso. A Azul disse ao Procon ainda que não pode exigir a vacinação, mas realiza campanhas para orientar os tripulantes a se vacinarem.

Em Viracopos, três voos foram cancelados nesta quinta.

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