Ouça ao vivo

Governo de SP divulga calendário de vacinação infantil

Reprodução / Governo do Estado de SP

Após a Anvisa aprovar a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, o Governo do Estado de São Paulo divulgou o calendário de imunização das crianças de 5 a 11 anos. A vacinação de crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades teve início já na quinta-feira, dia 20, portanto, elas já podem receber a primeira dose, assim como as de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas ou quilombolas, cuja vacinação já havia sido iniciada com o imunizante da Pfizer.

Já as crianças de 5 a 8 anos começam a ser vacinadas em 31 de janeiro. Com a aprovação da Coronavac para crianças de 6 anos ou mais, as crianças de 5 anos receberão exclusivamente a vacina da Pfizer, a única autorizada pela Anvisa para esta idade. O estado registra atualmente 4,3 milhões de crianças com idades entre 5 e 11 anos, segundo estimativa do Governo do Estado.

O Governador João Doria afirmou que a rede pública de saúde estadual tem capacidade para vacinar 250 mil crianças por dia, e com isso ele espera que todas crianças recebam ao menos a primeira dose nas próximas semanas. “Em três semanas estaremos vacinando todas as crianças do estado de São Paulo cujos pais tiverem a responsabilidade e sensibilidade de levarem até um posto de vacinação, são 5,2 mil postos no estado, mais 300 escolas estaduais”.

O intervalo entre as doses da Coronavac para crianças é o mesmo que para os adultos: 28 dias. Já a vacina infantil da Pfizer tem um intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose. O Butantan conta com mais de 15 milhões de doses da Coronavac prontas, que irão atender o estado integralmente. “O Instituto Butantan vai atender a demanda integral do Governo de São Paulo para a vacinação total das crianças, e disponibilizará as vacinas remanescentes para o Ministério da Saúde, se assim o Ministério desejar, para oferecer ao Programa Nacional de Imunização. Se houver alguma relutância do Ministério da Saúde, por razões que não são razões da ciência, nós disponibilizaremos a vacina para os governos estaduais que desejarem”, afirmou Doria.

A imunização com a Coronavac teve início na tarde desta quinta, na Escola Brigadeiro Faria Lima, na Capital Paulista. O primeiro imunizado foi o aluno da escola, Caetano Moreira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.