Ouça ao vivo

População aprova devolução de dinheiro de multas de trânsito, em Campinas

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Motoristas e a população em geral aprovaram a decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, que determinou a anulação de 90 multas de trânsito e o ressarcimento do dinheiro pago à Emdec. As multas foram aplicadas entre os dias 10 de junho de 2016 e 06 de fevereiro de 2018, pelo então secretário de transporte e presidente da empresa municipal à época, Carlos José Barreiro. Essas autuações foram alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual, que solicitou declaração de nulidade das autuações realizadas pessoalmente pelo ex-secretário, e também o ressarcimento dos valores pagos.

Os motoristas que foram multados nesta circunstância já podem solicitar a restituição dos valores, que totalizam quase R$ 24 mil. A notícia serviu de alento para a população em geral, que enxerga nas multas de trânsito uma ação mais arrecadatória do que educativa. Antônio Carlos disse que não sabe de todos os detalhes do caso envolvendo o ex-secretário Barreiro, mas entende que há abuso na aplicação de multas em Campinas. Deste modo, ele avaliou como justa a devolução do dinheiro arrecadado pela Emdec. “Eu não acompanhei detalhes desse caso em específico, mas eu acho que a indústria da multa é presente no país inteiro, em todas as cidades. Eu entendo a importância da multa, mas eu acho que realmente é excessivo, principalmente nos radares. Eu não sei qual foi o caso desse secretário aí e qual foi o critério da multa. Então eu concordo com a devolução da multa e minimizar um pouquinho esse impacto”, afirma.

Leandro Gomes também é favorável à devolução do dinheiro das multas e acredita que a atuação da Emdec no município apenas lesa o motorista. Ele disse que a situação envolvendo o ex-secretário Barreiro é lamentável e que a forma com que a empresa aplica multas na cidade deveria ser revista. “Eu acho que é um roubo, né? Você não pode parar em lugar nenhum que eles vêm e multa. Então eu acho que tem que devolver mesmo”. Alertado sobre a atuação de Barreiro, Leandro Gomes completa: “É sacanagem. Sacanagem”, resume.

Quem foi multado pelo ex-secretário de transportes, Carlos José Barreiro, deve acessar o site da Emdec e clicar na seção Multas de Trânsito. O motorista precisa fazer um cadastro para informar o número do auto de infração, placa do veículo, número do Renavam e fornecer os dados bancários para a devolução do dinheiro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.