Devido ao avanço da variante Ômicron, o Carnaval foi adiado em todo estado de São Paulo, medida que deve impactar diretamente o comércio e o turismo.
Para Maurício Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, o prejuízo para o comércio neste período será grande. “O cálculo que nós temos é que devemos ter um faturamento 1/3 menor do que tivemos em 2020, quando nós tivemos o carnaval. Os maiores prejudicados serão os municípios onde os blocos de rua eram a principal atração, caso da capital de São Paulo.”
Esses problemas enfrentados pelo varejo são de longa data. Com a chegada da pandemia, eles foram apenas se agravando. “O varejo, de forma geral, vem sofrendo pela inflação, já estamos aí com mais de dois dígitos. O desemprego também é um problema muito sério. As pessoas perdem renda e consomem menos, o processo do varejo depende de como está a economia. Se a economia vai bem, as pessoas compram. Se a economia vai mal, o varejo compra e vende menos.”
Já para o turismo não será tão ruim. Segundo Maurício, setores hoteleiros, de alimentação e de transportes serão os mais beneficiados. “A maioria das pessoas, pessoal da capital, ou vai para o litoral, para a faixa litorânea de forma geral, ou vai para o circuito das águas, Águas de Lindóia, a região toda, Serra Negra, onde você tem um turismo é a fonte de receita maior desses municípios.”
Com o avanço da vacinação bem encaminhado, a expectativa é de que o segundo semestre seja de recuperação.