CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Escolas são afetadas por paralisação de funcionárias da limpeza em Campinas

Funcionárias de uma empresa de limpeza terceirizada, responsável pelo serviço na rede municipal de ensino, realizam uma paralisação e protestaram na prefeitura de Campinas nesta quarta-feira, 09. De acordo com

Escolas são afetadas por paralisação de funcionárias da limpeza em Campinas
Foto: Enzo Urnhani

Funcionárias de uma empresa de limpeza terceirizada, responsável pelo serviço na rede municipal de ensino, realizam uma paralisação e protestaram na prefeitura de Campinas nesta quarta-feira, 09.   

De acordo com o Roberto da Silva, diretor da Siemaco, sindicato responsável por essas trabalhadoras, o principal motivo da manifestação é o atraso no pagamento de salários. “Nós não estamos pedindo, a empresa não pagou o pessoal referente de janeiro, que deveria cair no quinto dia útil. Os benefícios também atrasados. A Prefeitura nos atendeu com o senhor Wandão, fizemos uma comissão dos trabalhadores, temos dois companheiros do sindicato e dois representantes da empresa negociando lá em cima o pagamento hoje. Se não sair o pagamento vamos continuar aqui parado e se não cair hoje, amanhã estaremos aqui de novo”.

Esse ato fez com que aulas nas escolas e creches do ensino municipal fossem suspensas. De acordo com dados da Secretária de Educação, 75 unidades da rede foram afetadas. 

Em nota, a prefeitura informou que “os repasses à empresa Especialy estão rigorosamente em dia e que está em contato com o prestador para que os serviços sejam retomados o mais breve possível”. Caso a empresa não retome os serviços, medidas administrativas serão adotadas.  

Segundo uma das manifestantes, que preferiu não se identificar, a empresa tentou negociar o pagamento com as funcionárias, mas os termos não foram aceitos. “Eles fizeram um acordo verbal, se comprometendo a pagar até amanhã, às 17h. Mas, a gente precisa desse valor hoje. Nós temos crianças, a maioria aqui é mãe solo, é uma mãe para sustentar a casa inteira”.

O contrato com a Especialy foi firmado em outubro de 2021 e a empresa possui cerca de 700 funcionários. O valor mensal do repasse é de R$ 2.580.303,30. A CBN entrou em contato com a empresa terceirizada, mas até o fechamento da reportagem não teve retorno

Conteúdos