Ouça ao vivo

Campinas fecha 2021 com saldo positivo na geração de empregos

Foto: Arquivo/Guilherme Pierangeli

Campinas fechou 2021 com saldo positivo no mercado de trabalho. Foram 198 mil admissões contra quase 176 mil desligamentos, gerando saldo de 22,3 mil postos de trabalho. O setor de serviços puxou essa alta, com saldo de 14,6 mil empregos, seguido do comércio, com 3,6 mil; construção civil, com 2,2 mil; e indústria com 1,7 mil postos de trabalho a mais que no ano anterior.

Os números apontam para uma recuperação, já que a cidade fechou 2020 com saldo negativo, com 8 mil postos a menos. Os dados são do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. E esses números é que dão esperança àquelas pessoas que ainda seguem fora do mercado de trabalho formal, e que buscam uma vaga. É o caso de Luiz Roque, metalúrgico que há quatro anos busca um emprego fixo. “Trabalho na área metalúrgica, sou encarregado de tubulação e encanador, e tem quatro anos que não consigo emprego fixo, tenho vivido de bico, e está cada vez mais complicado de encontrar emprego, quem não tem leitura e não tem conhecimento fica mais difícil ainda”.

Gabriela Mative, Diretora de RH de uma empresa de consultoria, dá algumas dicas para quem está procurando emprego. A primeira é divulgar para o máximo de pessoas que você está procurando um emprego. “Os amigos, os relacionamentos de trabalhos anteriores, a própria família, pois sempre tem alguém que conhece alguém que pode indicar; Esteja preparado para uma entrevista, a qualquer momento você pode ser chamado, com teste de manhã para fazer entrevista à tarde; e utilize as redes sociais, hoje existem redes voltadas para trabalho, para a vida profissional”.

Porém, esse uso de redes sociais deve ser feito com cuidado, já que é cada vez mais comum que as empresas coloquem na balança na hora de contratar como é a postura da pessoa neste tipo de ambiente, e como e quais opiniões ela defende. “Então o RH faz esse processo investigativo para somar à avaliação prévia que ele fez de você em um processo de entrevista, versus sua experiência técnica e profissional que seu currículo trouxe, então o processo seletivo é a soma de muitas informações”, completa Gabriela.

Em Campinas é possível buscar vagas de trabalho pelo CPAT, no site cpat.campinas.sp.gov.br. O serviço é gratuito. Há também empresas de consultoria de recursos humanos que disponibilizam vagas na cidade e na região.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.