CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas tem queda de casos Covid, mas Carnaval gera alerta

Campinas registra uma queda na procura por atendimento por síndromes respiratórias nas unidades de saúde. A constatação foi feita pela reportagem CBN Campinas. A situação foi corroborada pelos números da

Campinas tem queda de casos Covid, mas Carnaval gera alerta
Foto: Guilherme Pierangeli

Campinas registra uma queda na procura por atendimento por síndromes respiratórias nas unidades de saúde. A constatação foi feita pela reportagem CBN Campinas. A situação foi corroborada pelos números da Vigilância em Saúde de Campinas. A diretora do Devisa, Andrea Von Zuben, detalhou o tamanho da queda. “Três semanas foram em torno de 18 mil atendimentos nas portas, que foram justamente as três primeiras semanas do ano, aí a gente começa a ter uma certa queda, com 16 mil atendimentos, semana retrasada já foram 11 mil, na passada 9,5 mil, e nessa semana tá parecendo que a gente vai ter uma semana com ainda menos casos”.

O reflexo é sentido na notificação de casos de Covid que deve ter uma queda a partir desta semana. O problema é que este é exatamente o período de registrar o aumento de óbitos por causa da explosão de infectados no mês passado. Com isso, Campinas tem anunciado números altos de mortes. Foram três dias com 26 registros.A CBN Campinas buscou a explicação com o infectologista da Puc-Campinas, André Giglio Bueno. “Simplesmente porque o momento do registro do óbito geralmente está há algumas semanas da infecção”.

De uma maneira mais abrangente, a região de Campinas abriu a semana com queda nas internações. As cidades do Departamento Regional de Saúde 7 registraram diminuição de cerca de 26% em sete dias. E a tendência é seguir com cada vez menos. Mas um fator preocupa o especialista: carnaval. Mesmo com a festa restrita pelo poder público, eventos, viagens e confraternizações vão acontecer. O cenário pode levar a um novo aumento de casos, de acordo com o infectologista André Giglio Bueno. “É um momento de aumento de risco de novas infecções e vale somar a isso que nós temos um percentual de pessoas com três doses (de vacina) muito baixo”.

Campinas mantém uma estrutura com mais 160 leitos de UTI exclusivos para atendimento Covid. A ocupação está em torno de 80%. Em toda a DRS-7, a ocupação está acima de 50%, mas os dados do governo do estado mostram uma queda semana a semana nas internações, e na última a diminuição foi de cerca de 20%.

Compartilhe

Conteúdos