Ouça ao vivo

Carreta do Hemocentro estará no Largo do Rosário todas manhãs até quinta

Foto: Guilherme Pierangeli

A carreta do ‘Hemocentro itinerante’ estará até quinta-feira no Largo do Rosário, em Campinas, realizando a coleta de sangue de voluntários. A ação teve início nesta segunda-feira (21), e segue até quinta-feira (24), sempre no período da manhã, entre 8h30 e 12h00. Todas as doações serão encaminhadas ao Hemocentro de Campinas, que está com estoque de sangue muito baixo.

O auxiliar de produção, Fabrício Barros, aproveitou a carreta no Largo do Rosário e doou sangue pela primeira vez. “Na verdade pra mim foi bem tranquilo, sabemos que os hemocentros dos hospitais precisam de sangue, então decidi doar, a sensação é de estar fazendo sua parte, me sinto feliz neste momento”.

Quem quiser doar, primeiro precisa fazer o agendamento em www.sasbrasil.org.br/hemocentro. Mas há a possibilidade de doação sem agendamento, conforme explica a Coordenadora do Hemocentro Itinerante, Renata Veronez das Neves. “Caso a pessoa não tenha agendado e a gente tenha vaga, a gente consegue atender normalmente, porém a prioridade é dos agendados. A pessoa precisa estar com documento original com foto, boas condições de saúde, ter se alimentado e evitado comidas gordurosas no dia, e poderá fazer a doação, mas ainda não atingimos o fluxo que gostaríamos, então se as pessoas puderem doar, vão nos ajudar muito”.

Além disso, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 quilos, e apresentar documento de identidade com foto. No site em que é feito o agendamento também há mais detalhes sobre esses critérios para ser um doador. A expectativa do Hemocentro é receber, pelo menos, 35 doações por dia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.