Ônibus vão passar a usar corredores exclusivos do BRT em Campinas

Foto: Danilo Braga

Os ônibus do transporte público de Campinas vão passar a usar os corredores exclusivos do BRT no mês de março, segundo informou o presidente da Emdec, Vinícius Riverete. A obra que deveria ter sido entregue no final de 2020, mas ainda existem alguns trechos inacabados. Houve ainda atrasos na licitação do transporte público, que inviabilizaram o uso dos trechos, que ligam o Centro de Campinas aos distritos do Ouro Verde e Campo Grande.

Os corredores exclusivos e as estações construídas para operar o sistema exigem ônibus adaptados, uma vez que as plataformas são mais altas, o que inviabilizaria o embarque e desembarque. De acordo com o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, para viabilizar o uso do sistema é possível fazer um improviso na frota atual de ônibus, onde as empresas fariam a adaptação de seus veículos. “Nós podemos fazer uma improvisação já e exigir das operadoras do transporte, que já façam as adequações nos seus ônibus, no lado esquerdo. Que façam a elevação do piso no lado esquerdo do ônibus, para que a gente possa começar a usar já as estações”, explica.

Sobre o atraso na licitação e a consequente interferência na operação do BRT, Vinícius Riverete disse que os assuntos não têm relação. O presidente da Emdec explica que a licitação diz respeito a todo o transporte público de Campinas e não apenas ao BRT. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A licitação inclui o BRT e todo o sistema de transporte de Campinas. Nós não não podemos esperar a licitação para poder esperar o BRT”, afirma. A expectativa é de que a licitação do transporte público saia ainda neste semestre.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.