Ouça ao vivo

Setor hoteleiro da região terá boa ocupação durante o carnaval

Arquivo CBN

A rede hoteleira da região de Campinas vai registrar um bom índice de ocupação durante carnaval, trazendo um certo alívio para os empresários do setor. A notícia chega em boa hora, uma vez que a atividade estava impactada por causa da nova onda da pandemia, pela ômicron. Segundo o Campinas Conventions & Visitors Bureau, os resorts, com lazer e atividades para as famílias e os hotéis com espaço para eventos estarão com uma ocupação de mais de 90% durante o carnaval.

Já os hotéis sem estrutura de lazer, mas bem localizados, que favorece a recepção de turistas com interesse em conhecer as cidades, tem previsão de ocupação na faixa dos 40%. E os hotéis econômicos, ligado ao segmento corporativo têm ocupação de apenas 10%. O presidente do Convention & Visitors Bureau, Vanderlei Costa, confessou ter ficado aliviado quando checou a taxa de ocupação prevista para o carnaval.

Segundo ele, o setor havia sofrido um novo baque com o avanço da ômicron, e havia temor por uma baixa ocupação no período de carnaval. “Vemos essa ocupação com um certo alívio. Nosso setor sofreu grandes perdas nesta pandemia. Recentemente, quando achávamos que o pior tinha passado, fomos novamente abatidos pela variante ômicron, gerando uma nova estagnação no setor”, disse.

Vanderlei Costa relata ainda as dificuldades enfrentadas pelo setor hoteleiro, que amargou nos últimos dois anos o pior período de sua história na região. Segundo ele, os reflexos da pandemia na atividade ainda são fortes e preocupantes. “Os anos de 2020 e 2021 ficaram marcados como o de pior desempenho, em um período de 10 anos. Nossa taxa de ocupação nesses anos não ultrapassou a média de 30% na nossa região. Isso foi péssimo para o nosso setor. Demitimos 60% dos nossos empregados”, explica. O setor de hotelaria da RMC tem alta de ocupação em janeiro, mas tarifas defasadas prejudicam a retomada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.