CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Baixa adesão da vacinação infantil ainda preocupa, afirma Secretário de Saúde de Campinas

Este começo de semana marca os primeiros dias úteis sem o uso obrigatório de máscara em Campinas, após cerca de dois anos. Mesmo com a flexibilização, a cidade segue vacinando

Baixa adesão da vacinação infantil ainda preocupa, afirma Secretário de Saúde de Campinas
Foto: Adriano Rosa/Divulgação-Prefeitura de Campinas

Este começo de semana marca os primeiros dias úteis sem o uso obrigatório de máscara em Campinas, após cerca de dois anos. Mesmo com a flexibilização, a cidade segue vacinando a população. No último Dia D, que aconteceu neste sábado, 19, cerca de 7,5 mil pessoas foram imunizadas e atrásra a secretaria parte para vacinar a população com mais de 80 anos com a quarta dose.

Segundo o Secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, essa adesão expressiva da população adulta pela imunização foi essencial para que fosse liberado o uso das proteções. “Eu já vinha falando que os nossos dados em adultos eram muito bons, e isso nos permitiu a fazer a retirada do uso de máscara com uma certa segurança, mas ainda estamos bastante cautelosos em relação às crianças. Eu acho que, do ponto de vista técnico, já dava pra ser retirado e foi o que nós fizemos.”

Apesar dos bons números com os adultos, para o secretário, o número da vacinação com o público infantil ainda é muito baixa. “Nós temos, infelizmente, uma decepção. A taxa de vacinação de Campinas está por volta de 48,5%. Se nós chegássemos a 70% ficaríamos muito mais seguros, não só em relação à Covid, mas quando essas crianças apresentarem quadros respiratórios nós teremos mais segurança do ponto de vista de se é Covid ou outras patologias respiratórias.”

Vale lembrar que a utilização de máscara ainda é obrigatória em escolas, locais destinados à prestação de serviços da saúde e em transportes públicos.

Conteúdos