Campinas elimina agendamento e vacinação será por demanda espontânea

Foto: Danilo Braga

A vacinação contra a covid-19 em Campinas passará a ser oferecida sem agendamento, a partir desta segunda-feira, 14, em todos os Centros de Saúde da cidade. Agora, a população será atendida por demanda espontânea e a vacina contra a doença entrará na rotina das unidades. O anúncio foi feito durante live nas redes sociais do prefeito Dário Saadi nesta quarta-feira, 09, quando o chefe do executivo desobrigou o uso de máscaras em ambientes externos.

Há alguns dias, a secretaria de saúde vinha testando o modelo de oferta de vacinas, que apresentou bom resultados. Como a maioria absoluta da população já recebeu as duas doses, ou dose única e os esforços se concentram agora na dose de reforço e na imunização de crianças com idade entre cinco e 11 anos, a procura diminuiu. Com isso, as unidades de saúde retomaram uma certa normalidade, podendo inserir as doses contra a covid-19 na rotina das vacinas que são disponibilizadas na rede pública de saúde.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, a experiência de algumas unidades que atenderam a população sem agendamento foi muito positiva. Para ela, não houve nenhum registro de fila, aglomeração ou tumulto, o que deu margem para oferecer o atendimento por demanda espontânea em toda a cidade. “Passaremos a colocar as vacinas nas salas de vacinas. Passaremos a atender por demanda espontânea. Então, acho que isso é uma grande mudança. A gente fez um piloto durante essa semana, algumas unidades ficaram com o agendamento e outras sem. Vimos que é completamente possível fazer sem agendamento. Não gerou aglomeração e nem gerou tumulto”, afirma.

A notícia agradou a população da cidade. Para Elisa Savóia Sanches, a vida do cidadão ficou mais fácil, já que poderá se vacinar mais rápido e quando quiser. “Eu acho que facilita para alguns. Porque aí as pessoas vêm (ao posto de saúde) e já toma. Eu acho que facilita sem agendar”, disse. Os agendamentos já realizados estão mantidos. Quem quiser tomar a vacina com horário marcado, ainda nesta semana, pode agendar enquanto houver vaga disponível. Para isso, basta acessar o site vacina.campinas.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.