Ouça ao vivo

Cotuca retoma atividades no tradicional prédio da rua Culto à Ciência

Foto: Guilherme Pierangeli

O Colégio Técnico de Campinas, o Cotuca, da Unicamp, retorna ao seu prédio original após oito anos. Uma cerimônia nesta sexta-feira (4) marcou o retorno das atividades ao prédio da rua Culto à Ciência, na região Central de Campinas. Na segunda-feira (7) terá início o semestre letivo no colégio, com retorno presencial escalonado na primeira semana, e geral a partir do dia 14.

Foto: Guilherme Pierangeli

Em 2014, devido a problemas estruturais, o Cotuca precisou deixar o tradicional prédio. A princípio as aulas foram transferidas para as salas do Ciclo Básico, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo. Depois, o estado alugou um prédio onde antes funcionava uma escola particular, no bairro Chácara Primavera.

A partir de 2020, uma parceria entre Unicamp e Campinas Decor recuperou o prédio, que sediou a Campinas Decor no segundo semestre do ano passado, e que agora retorna à sua função. O Reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, destacou a importância do retorno para o prédio próprio. “Eu fico primeiro imaginando como os alunos vão se sentir estando nesta estrutura, pois para quem está aqui é uma beleza ver isso, um prédio que é histórico, um patrimônio da cidade de Campinas, e marcando o retorno das atividades presenciais de ensino na Unicamp”.

O Prefeito Dário Saadi afirmou que o retorno impactará na revitalização da região central. “É um marco para a cidade de Campinas, primeiro a questão do ensino técnico, o Cotuca tem uma tradição de ensino de excelência, é uma grande estrutura, outro fator que eu considero fantástico é o restauro, a recuperação de um prédio histórico no Centro da cidade de Campinas que vai, sem dúvida, colaborar para a revitalização do Centro da cidade, então Campinas ganha muito”.

Foto: Guilherme Pierangeli

A diretora do Cotuca, Vanessa Bavaresco, explica qual é o sentimento da comunidade do colégio. “Pertencer novamente ao seu espaço, é ter o seu espaço, nós estávamos em um prédio adequado sim, mas alugado, e aqui é nossa história, nosso compromisso, nossos alunos, é nesse prédio, então o que representa para gente é pertencimento, um novo antigo espaço”.

O prédio do Cotuca possui 23 salas de aula, 21 laboratórios de ensino, biblioteca, refeitório, áreas de convivência e administrativas. A construção do prédio foi custeada por parte da herança de Bento Quirino, que faleceu em 1915. Coordenada pelo engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo, a obra foi concluída em 1918. A construção foi realizada com a recomendação de que ali funcionasse um colégio técnico, conforme testamento de Bento Quirino. Em 1967 o Cotuca foi fundado, e passou a funcionar nas instalações.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.