Ouça ao vivo

Praça na Campos Salles pode ser reduzida, e monumento transferido de local

Foto: Guilherme Pierangeli

O monumento que fica em uma praça no cruzamento da avenida Campos Salles com a rua 11 de Agosto poderá ser realocado, e a praça pode ter a área reduzida para dar espaço a um novo traçado para a avenida. A medida está sendo estudada pela Emdec, no contexto das obras de revitalização da Campos Salles. Atualmente, no referido ponto, a avenida tem um desvio, no entorno da praça Heitor Teixeira Penteado. A Emdec estuda ajustar o traçado da via para que o trecho se torne uma reta.

Com isso, o monumento em homenagem a Campos Salles seria transferido para outro ponto da avenida, na praça Guilherme de Almeida, em frente ao Palácio da Justiça. Porém, comerciantes da praça Heitor Teixeira Penteado demonstram preocupação. Itamar Gritte tem uma banca no local há mais de 30 anos, e reprova a possível mudança. “Se tirar o monumento e acabar com a praça como é que vai fazer? Não sei como vai ser, mas acho que não deveria tirar o monumento”.

Praça Heitor Teixeira Penteado – Foto: Guilherme Pierangeli

Alguns comerciantes utilizam a praça durante o período noturno, para colocação de mesas e cadeiras para atender os clientes. É o caso de João Almeida, que promete lutar pela preservação do espaço. “Sábado, domingo e segunda eu faço os eventos, então é muita gente que frequenta, então quero deixar a praça bonita, moderna, cuidada, poder receber meus clientes que participam dos eventos, eu tenho o maior carinho e respeito pela praça, não deixo ninguém maltratar as plantas”.

Alguns motoristas não veem grande vantagem na possível alteração. O funcionário público Wilson Bernardo, por exemplo, acredita que é melhor deixar tudo como está. “Eu acho que não, pois os monumentos da cidade precisam ser preservados, não retirados nem destruídos”.

O Presidente da Emdec, Vinícius Riverete, afirma que trata-se somente de um estudo, e que ainda não há nada definido. “Na verdade a praça não deixaria de existir, só haveria uma redução, é um estudo que está sendo feito, pode ser que a gente decida não fazer essa remoção e o monumento fique no local onde está, mas queremos aproveitar a oportunidade que nos vamos revitalizar uma avenida para também cuidar do monumento, mas não tem nada definido ainda, e com certeza nós vamos ouvir os comerciantes, assim como fizemos na reunião”. Riverete acredita que a decisão seja tomada até o mês de maio. As obras de revitalização da Campos Salles estão previstas para começar em agosto, com prazo de conclusão de 12 meses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.