Mesmo que o uso de máscaras não seja mais obrigatório em ambientes abertos e fechados em todo o estado desde o dia 17 de março, a proteção ainda é usada por muitas pessoas que frequentam os templos religiosos de Campinas.
Segundo o pastor Mauro Blauth, na Igreja do Nazareno, localizada no Jardim Guarani, o uso das máscaras é recomendado em ambientes pequenos onde não é possível manter o distanciamento.
“A gente tem bastante espaço, então isso permite que as famílias fiquem isoladas, não tem ninguém atrás, do lado, nem à frente, então elas conseguem sentar-se sozinhas. Porém, onde nós temos salas de aula, quando as pessoas vão para salas menores, nós orientamos que usem máscaras.”
A Igreja matriz da Paróquia São Marcos recebe cerca de 160 pessoas durante os cultos, a maioria tem mais de sessenta anos.
Segundo o padre Antônio Alves, a máscara é oferecida para os fiéis e quase todos aceitam usar a barreira de proteção.
“São casos esporádicos de pessoas que não fazem uso da máscara. A última experiência que eu tive, tinha uma pessoa sem máscara. Nós oferecemos a máscara, mas não impomos porque é facultativo. Mas, de qualquer modo, nós temos máscaras para oferecer e se a pessoa se opõe a isso nós aceitamos também, uma vez que todos os outros estão com máscaras e o risco é muito menor.”
O infectologista André Ribas Freitas afirma que o uso de máscaras é altamente recomendado para os idosos, especialmente para aqueles que ainda não tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19.
“Nos templos, assim como em muitos locais fechados em que há um grande número de pessoas que ficam muito próximas umas das outras, na minha avaliação, deveria permanecer o uso de máscaras e de preferência o uso de máscaras N95 que é aquela que protege contra o aerossol. Os idosos, em geral, têm o risco aumentado. Aqueles que não tomaram a quarta dose, principalmente, devem manter o uso de máscaras quando estiverem em lugares públicos.”
Atualmente, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 é aplicada apenas em pessoas com mais de oitenta anos.
De acordo com o governo estadual, a aplicação da quarta dose vai ser ampliada para pessoas acima dos sessenta anos a partir do dia 05 de maio.