Ouça ao vivo

Tadao Takahashi, pioneiro da internet no país, é sepultado em Campinas

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

Foi sepultado nesta sexta (8) em Campinas o engenheiro da computação e professor da Unicamp, Eduardo Tadao Takahashi, um dos responsáveis pelo planejamento e implantação da internet no Brasil. Ele morreu na última quarta-feira, aos 71 anos, por complicações cardíacas, e foi enterrado no cemitério Parque Nossa Senhora da Conceição (Cemitério dos Amarais), em Campinas .

Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, falou sobre a importância de Tadao na implantação da internet no Brasil. “Tadao, como ele era conhecido, foi uma figura ímpar em termos de caráter, inteligência, ação, e foi fundamental para a criação de redes acadêmicas no país e a ligação nossa às redes internacionais, a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) deve sua criação ao Tadao, que batalhou para ter uma rede de pesquisa nacional, e ele foi ativo em N áreas da informática, eletrônica e tudo mais, e é uma perda muito grande para o país, pois ele defendia os interesses nacionais em todos os esquemas”.

Tadao foi eleito para o Hall da Fama da Internet, da Internet Society, pela contribuição fundamental ao desenvolvimento da internet. Em 1989, o professor fundou a Rede Nacional de Pesquisas do Brasil, vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Rede foi responsável pela coordenação com outras redes acadêmicas que formaram a base para a fundação da internet brasileira.

O professor ajudou a moldar políticas públicas sobre iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Ele participou da concepção das linhas gerais do Comitê Gestor da Internet no Brasil e integrou o conselho desse comitê de 1995 a 1998, sendo novamente nomeado entre 1999 e 2003.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.