Campinas recebeu do Ministério do Turismo um certificado que classifica a cidade no nível A do mapa do Turismo Brasileiro. O município é considerado um dos 11 principais destinos no estado de São Paulo.
Os negócios sempre atraíram visitantes e investimentos para Campinas. Mas outro segmento tem potencial de crescimento. Segundo o diretor de Turismo do município, Eros Vizel, as trilhas ecológicas e atrações de aventura devem atrair mais público para a Área de Preservação Ambiental, nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. “Temos o Programa de Turismo Sustentável e uma tendência na região de empreendimentos no meio rural que dialogam com esse mercado, afirma.
O certificado é municipal, mas o diretor de Turismo explica que são feitos contatos com as cidades vizinhas para que toda a região consiga crescer no setor. “Temos circuitos da Águas, das Frutas e integramos a Região Turística do Bem Viver. Pela rede hoteleira, devemos integrar a oferta turística e termos mais competitividade como destino”, diz Vizel.
Campinas investe em eventos de pequeno e médio porte no calendário cultural oficial do município. Já os grandes eventos, como rodeios e shows, acontecem na região e são bancados pela iniciativa privada.