Câmara rejeita proposta de proibir exigência de comprovante de vacinação

Reprodução / TV Câmara

Em uma sessão tumultuada, a Câmara de Campinas se reuniu na noite de segunda-feira (24) no Teatro Bento Quirino, no Centro de Campinas, com a presença de público. Entre os itens da pauta houve o projeto de autoria do vereador Nelson Hossri (PSD), de proibir a exigência de apresentação do Comprovante de Vacinação contra a covid-19 para acesso em locais públicos e privados.

Hossri argumentou o motivo de ter apresentado a proposta. “Não conseguir entrar em espaço público e particular por conta da exigência do passaporte sanitário, que não deixa de ser uma obrigatoriedade para que as pessoas tomem uma vacina que é experimental, dito isso pela OMS e pela Anvisa”. Mas, ao contrário do que argumentou Hossri, tanto a OMS quanto a Anvisa se pronunciaram ainda no ano passado ressaltando que as vacinas contra a covid não são experimentais. Uma vacina é considerada experimental somente quando o uso se dá exclusivamente em estudos clínicos, e, segundo comunicado da Anvisa, as vacinas atuais contra a covid-19 já passaram da fase três de pesquisa, tendo encerrado a fase de experimentos.

A proposta de Hossri foi rejeitada pela Comissão de Constituição e Legalidade. Quem anunciou a rejeição ao vereador Luiz Rossini (PV), que presidiu a sessão, foi a vereadora Guida Calixto (PT), indicada pela comissão como relatora. Com a rejeição, a proposta foi arquivada. Hossri criticou a comissão e os demais vereadores por barrarem o projeto na comissão. “Mais uma vez essa casa aqui cai em descrédito com a população, um projeto com parecer favoravel da comissão de estudos, chega na legalidade e tem voto contrário, ou seja, não dá pra entender o que acontece nessa casa”.

Vereadores aliados de Hossri, como Marcelo Silva (PSD) e Major Jaime (PP) também criticaram a rejeição. Os demais vereadores, tanto da oposição quanto da base governista, sequer solicitaram tempo para argumentar contra a proposta de Hossri, e a sessão seguiu para votação do projeto seguinte.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apura esquema de falsificação após apreender vasilhames em Campinas

Tamanho das famílias encolhe na comparação entre os dois últimos censos em Campinas

Anel Viário é interditado em Valinhos após caminhão pegar fogo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.