Ouça ao vivo

Mais da metade dos profissionais quer mudar de emprego

Um levantamento feito em países da América Latina apontou que 53,3% dos trabalhadores estão abertos a receber novas ofertas e mudar de profissão.

De acordo o especialista em comunicação e comportamento organizacional, Edson de Paula, quem deseja mudar de carreira deve estudar as habilidades que são requisitos da nova profissão e buscar aconselhamento.

“Treinar bastante e botar em prática tudo aquilo que você aprendeu sobre essa nova profissão; converse com os profissionais que já possuem experiência nessa nova carreira; e, se possível, ter um mentor para fazer o repasse dessa experiência para você. Esse é o único jeito que existe para você se preparar para uma nova carreira.”

Planejamento foi o que permitiu que o gastrólogo Erick Campos mudasse de carreira e de país em 2019, quando ele abriu mão de um cargo como funcionário público e se mudou para a França.

“Claro que teve um planejamento para conseguir deixar tudo para trás. Fui fazer faculdade em Jaguariúna, terminei e sempre planejei para já começar um pouco de cima. Passei por um processo seletivo para ir embora para a Europa. consegui planejar para sair dos Correios bem também e depois desse planejamento já consegui um trabalho e fui embora para a França trabalhar e retomar a ideia da gastronomia que agora já é o foco principal.”

A pesquisa “Perspectivas para o Mercado de Trabalho 2022”, aponta que os profissionais buscam novas oportunidades que proporcionem desenvolvimento e valorização pessoal e formatos mais flexíveis, como os modelos híbrido e on-line.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.