Operação de SC cumpre mandados em Campinas e Valinhos

Na manhã desta quinta-feira (19/5), uma operação do Ministério Público de Santa Catarina cumpriu mandados de busca e apreensão em Campinas e Valinhos, além de cidades do estado da região sul, como Chapecó, São Miguel do Oeste e Balneário Camboriú. Um dos endereços "visitados" foi a residência de Plínio David de Nes Filho, o Maninho, ex-presidente da Chapecoense, localizada próxima da Arena Condá.
Divulgação/MPSC

Na manhã desta quinta-feira (19/5), uma operação do Ministério Público de Santa Catarina cumpriu mandados de busca e apreensão em Campinas e Valinhos, além de cidades do estado da região sul, como Chapecó, São Miguel do Oeste e Balneário Camboriú.

A operação 4 linhas apura crimes de furto qualificado, apropriação indébita, falsidade ideológica e organização criminosa praticados de 2017 a 2019.

A ação contou com apoio do Ministério Público de São Paulo com auxílio para o cumprimento de mandados pelo Baep de Campinas.

Ao todo são nove mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó, em cumprimento, tendo alvos nas cidades de Chapecó, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Campinas/SP e Valinhos/SP.

Um dos endereços “visitados” foi a residência de Plínio David de Nes Filho, o Maninho, ex-presidente da Chapecoense, localizada próxima da Arena Condá, estádio da Chapecoense.

Segundo o promotor de Justiça Diego Barbiero, coordenador do Núcleo Regional do Gaeco em Chapecó, o caso é apurado desde agosto de 2021, após representação feita pela diretoria da Associação Chapecoense de Futebol que, em uma investigação interna, apontou inconsistências contábeis.

Plínio David de Nes Filho, o Maninho, assumiu o comando da Chapecoense duas semanas após a morte de Sandro Pallaoro no acidente aéreo na Colômbia, em 29 de novembro de 2016. Ele ficou à frente do clube até agosto de 2019, quando pediu afastamento. Em novembro do mesmo ano, o ex-dirigente do clube catarinense renunciou ao cargo.

O nome “4 Linhas” foi escolhido em alusão ao movimento feito para indicar a consulta ao VAR. A investigação tramita em sigilo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.